Comando para Ignorar Faixa de Opções

INSTITUTO APAE DE SÃO PAULO PROMOVE CURSOS

Dirigidas a profissionais de saúde, educação e familiares, as aulas abordam questões sobre cuidados com bebês, crianças pequenas e adultos em processo de envelhecimento

São Paulo, setembro de 2011 - Estão abertas as inscrições para os cursos Processo de Desenvolvimento e Inclusão da Criança com Deficiência Intelectual de 2 a 6 anos e Envelhecimento e Deficiência Intelectual: Desafios e Perspectivas em uma Abordagem Interdisciplinar. Os cursos serão realizados ao longo dos dois próximos sábados, 17 e 24 de setembro, das 9h às 16h, na sede da APAE DE SÃO PAULO, na Rua Loefgren, 2.109 – Vila Clementino – São Paulo, capital.

Cada curso custa R$ 300, que podem ser pagos em duas parcelas iguais de R$ 150, ou com 20% de desconto para pagamento à vista. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail instituto@apaesp.org.br ou pelos telefones (11) 5080-7061 e (11) 5080-7007.

Com duração de 12 horas/aula, os cursos acontecem paralelamente. As aulas serão ministradas pela equipe multidisciplinar do Instituto APAE DE SÃO PAULO, serviço da APAE DE SÃO PAULO que se dedica à pesquisa e disseminação de conhecimentos voltados para o bem-estar e a inclusão das pessoas com Deficiência Intelectual.

Em Processo de Desenvolvimento e Inclusão da Criança com Deficiência Intelectual de 2 a 6 anos, estudantes e profissionais das áreas de Saúde, Educação e Assistência Social podem aprender sobre o desenvolvimento infantil e seus aspectos afetivos, motores, cognitivos, sexual e de linguagem. Já no curso Envelhecimento e Deficiência Intelectual: Desafios e Perspectivas em uma Abordagem Interdisciplinar, profissionais de saúde, estudantes e familiares podem aprender sobre diversos aspectos do processo de envelhecimento da pessoa com Deficiência Intelectual, incluindo questões relativas à cidadania.

Entenda o que é Deficiência Intelectual

A Deficiência Intelectual, segundo a Associação Americana sobre Deficiência Intelectual do Desenvolvimento (AAIDD), caracteriza-se por limitações significativas no funcionamento intelectual e no comportamento adaptativo, expresso nas habilidades práticas, sociais e conceituais, originando-se antes dos 18 anos de idade.

No dia a dia, isso significa que a pessoa com Deficiência Intelectual tem dificuldade para aprender, entender e realizar atividades comuns para as outras pessoas. Muitas vezes, essa pessoa se comporta como se tivesse menos idade do que realmente tem. A Deficiência Intelectual é resultado, quase sempre, de uma alteração no desempenho cerebral, provocada por fatores genéticos, distúrbios na gestação, problemas no parto ou na vida após o nascimento. Um dos maiores desafios enfrentados pelos pesquisadores da área é que em grande parte dos casos estudados essa alteração não tem uma causa conhecida ou identificada.

Direitos e Benefícios

A pessoa com Deficiência Intelectual tem os mesmos direitos que todos os outros cidadãos, assegurados pela Constituição Federal do nosso país: direito à vida, liberdade, igualdade, não discriminação, segurança, propriedade, educação, saúde, trabalho, moradia, lazer, previdência e assistência social, entre outros.  E também alguns direitos específicos, que são fundamentais para garantir as diferenciações necessárias para que tenham as mesmas oportunidades que qualquer outra pessoa. Esses direitos dizem respeito a reserva de vagas para pessoas com deficiência nas empresas que tem acima de 100 funcionários; gratuidade no sistema de transporte público municipal e intermunicipal, inclusive para o acompanhante; entre outros.

Sobre a APAE DE SÃO PAULO

A APAE DE SÃO PAULO é uma Organização da sociedade civil sem fins lucrativos, referência na prevenção e na melhor qualidade de vida da pessoa com Deficiência Intelectual. Há 50 anos, atua em todas as fases da vida, da infância ao processo de envelhecimento.  Pioneira em introduzir o Teste do Pezinho no Brasil, a Organização possui o maior laboratório do País especializado na área e credenciado pelo Ministério da Saúde como Serviço de Referência em Triagem Neonatal. Desde a implementação do exame, já foram realizados mais de 13 milhões de testes em bebês brasileiros.

Ainda como prevenção da Deficiência Intelectual, a Organização promove e apóia pesquisas, investe em desenvolvimento tecnológico, produz e difunde conhecimento científico. Além disso, promove a inclusão social da pessoa com Deficiência Intelectual estimulando o desenvolvimento de habilidades e potencialidades que favoreçam e escolaridade e a vida produtiva laboral, bem como, oferecendo atendimento jurídico aos atendidos e familiares acerca dos direitos e deveres da pessoa com deficiência. Para conhecer mais sobre a APAE DE SÃO PAULO, acesse o site www.apaesp.org.br, ou entre contato por e-mail atendimento@apaesp.org.br  ou por telefone, no número (11) 5080-7123.

Sobre o Instituto APAE DE SÃO PAULO

O INSTITUTO APAE DE SÃO PAULO, de caráter científico, educacional e cultural, tem como objetivos principais a criação, o registro, a sistematização e a disseminação de conhecimentos sobre a Deficiência Intelectual, buscando levar informação atualizada para os diversos agentes da sociedade, fomentar reflexões sobre o tema e sobre os avanços científicos e sociais, promovendo a inclusão e melhoria das condições de vida dos cidadãos com Deficiência Intelectual. Atua desenvolvendo programas e projetos nas áreas de  formação e qualificação profissionais, bem como é responsável pela estruturação e gestão de pesquisas científicas através do apoio à elaboração de propostas de projetos, visando à transformação da informação obtida através prática de atendimento em conhecimento útil para a sociedade.

Mapa do site