Logon

​​​​​​Os pais que desejam obter atendimento para seus filhos na estimulação e habilitação da APAE DE SÃO PAULO devem incialmente agendar o processo de triagem.

O Ambulatório de Diagnóstico, avalia a criança para ser encaminhada às atividades na Estimulação e Habilitação. A avaliação pode ocorrer ao mesmo tempo em que iniciam o acompan​hamento e as terapias.

Acolhimento do Serviço Social ou Psicologia

Será realizado um primeiro contato em grupo para explicar o funcionamento e atendimentos da Estimulação e Habilitação.

Momento da Noticia

Os familiares e/ou responsáveis pela criança passarão pelo programa, com o objetivo de relatarem o seu caso e a experiência com um "Pai Apoio", que dará suporte à família.​​

Triagem Psicológica: É realizado um acolhimento e escuta desta família e as reais condições da criança, considerando o seu desenvolvimento infantil;​

AMBULATÓRIO DE DIAGNÓSTICO

​A APAE DE SÃO PAULO possui um Ambulatório especializado para fazer o diagnóstico da Deficiência Intelectual e estabelecer sua causa. Este trabalho é realizado por uma equipe interdisciplinar de psicologia, genética, neurologia, psiquiatria, fonoaudiologia e oftalmologia.

Enquanto a equipe de psicologia faz a avaliação de habilidades adaptativas e inteligência do paciente, determinando a presença de Deficiência Intelectual, a assistência social faz a avaliação do contexto familiar e social e a equipe médica investiga a causa (etiologia) da doença.

O quadro completo da situação da pessoa com Deficiência Intelectual só é fechado após discussões entre os especialistas. Uma vez concluído o diagnóstico, o paciente recebe a orientação mais adequada e pode ser encaminhado para tratamentos, quando necessário.

AVALIAÇÃO FUNCIONAL

Será realizada por um terapeuta (Fonoaudiologia ou Fisioterapia ou Terapia Ocupacional), que identificará se a criança será elegível para receber atendimento na Estimulação e Habilitação. Caso seja elegível, é direcionada para as programações terapêuticas (Fonoaudiologia, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Psicologia, Serviço Social, Psicopedagogia e Fisioterapia Aquática). 

Rua Loefgren, 2109
Vila Clementino
São Paulo, SP - Brasil
CEP 04040-033

+55 11 5080 7000

Feito com pela Mult-Connect