Logon

Alimentos Especiais

Em 1976, a APAE DE SÃO PAULO iniciou a Triagem Neonatal, onde se tornou obrigatório o Teste do Pezinho em todos os recém-nascidos do Brasil. Na triagem básica do Teste do Pezinho são detectadas 6 patologias: hipotireoidismo congênito, anemia falciforme, fibrose cística, deficiência de biotinidase, hiperplasia adrenal congênita e a fenilcetonúria.​

A fenilcetonúria é uma doença genética que resulta da deficiência da enzima fenilalanina hidroxilase produzida no fígado, que converte o aminoácido (parte da proteína) fenilalanina em tirosina (precursora da dopamina e noradrenalina). Se não tratada, pode levar a Deficiência Intelectual.

A fenilcetonúria não tem cura, mas tem tratamento que consiste no seguimento de uma  dieta rigorosa onde todos os alimentos ricos em fenilalanina são excluídos da alimentação, como: carnes, ovos, trigo, aveia, milho, nozes, amendoim, castanhas, feijão, lentilha, ervilha, grãos de soja, grão-de-bico, leite e derivados.

A dieta é individual e deve ser seguida por toda a vida. A dieta é restrita em fenilalanina e  suplementada com uma fórmula de aminoácidos, a fim de alcançar o aporte protéico do  paciente, além do consumo moderado de frutas, verduras, legumes e arroz.

Para atender o público formado por pessoas que precisam seguir dietas restritas em decorrência de doenças metabólicas, foi criada a marca DIVINA DIETA, que desenvolve produtos com baixo teor de proteína. Além da fenilcetonúria outras doenças são alvos desta dieta, como a homocistinúria, leucinose, acidemia isovalérica, acidemia propiônica acidemia metilmalônica e defeitos do ciclo da ureia. Caso essas doenças não sejam tratadas adequadamente, podem ter como consequência a Deficiência Intelectual.

A APAE DE SÃO PAULO, preocupada com a população que não tem acesso a esses alimentos, seja por questões financeiras ou pela dificuldade de acesso aos produtos em outros estados do país, visto que muitos produtos são congelados, dificultando seu transporte, desta forma a Organização visa incidir em politicas públicas para garantir que o Estado reconheça a importância de fortalecer as Organizações que possuem expertise no assunto e o compromisso para expandir a disponibilidade destes alimentos em todas as regiões do país para a população com fenilcetonúria e as demais doenças já mencionadas acima.

Rua Loefgren, 2109
Vila Clementino
São Paulo, SP - Brasil
CEP 04040-033

+55 11 5080 7000

Feito com pela Mult-Connect