Logon

Vimos informar alguns pontos a respeito de recentes notícias que abordam as mudanças na Meta 4 do PNE – Plano Nacional de Educação, que prevê o fim do repasse de verbas públicas às Escolas Especiais, gerando o entendimento do consequente fechamento de APAES em todo Brasil.

As APAES são municipalizadas, independentes e, em alguns casos, conveniadas como Escolas Especiais. No entanto, desde 2010 a APAE DE SÃO PAULO não possui mais Escola Especial. Atuamos com a educação inclusiva através do Serviço de Apoio à Inclusão Escolar dando suporte para crianças e jovens com Deficiência Intelectual, família e escola, contribuindo para o desenvolvimento efetivo e a integração social. 

Portanto, a mudança no texto do PNE não interferirá nas atividades atuais desenvolvidas pela APAE DE SÃO PAULO, que continua realizando o seu trabalho em prol da pessoa com Deficiência Intelectual.

Valorizamos a discussão como parte do exercício da democracia, entendemos ser natural a diversidade de posicionamentos de outras APAES que ainda possuem Escolas Especiais, respeitamos as distintas opiniões entre as organizações, uma vez que a educação inclusiva ainda está se consolidando no País.


Posicionamento referente à Lei 13.632/2018 – Alteração da Lei 9.394/1996

(Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - Educação e aprendizagem ao longo da vida)

​Manifesto em Defesa da Educação Inclusiva



Rua Loefgren, 2109
Vila Clementino
São Paulo, SP - Brasil
CEP 04040-033

+55 11 5080 7000

Feito com pela Mult-Connect