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​​PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU​​

DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: ASPECTOS NEUROPSIQUIÁTRICOS, PEDAGÓGICOS E INCLUSIVOS - TURMA • 2018


 

INSCRIÇÕES​

Informações:

(11) 5080-7007 • instituto@apaesp.org.br

 
Carga horária: 600 horas​
Aulas Quinzenais - sábados e domingos, das 9h às 17h20
 
A Constituição de1988 cita a importância das pessoas com deficiência estudarem "preferencialmente" na rede regular de ensino, mas o acesso e a permanência com qualidade desses alunos nas escolas regulares ainda são um grande desafio para a educação.
A inclusão, entretanto, propõe promover um conjunto onde coexistam diferenças e singularidades, pois a sala de aula regular é um lugar formado por diferenças. A inclusão traz, portanto, a necessidade da discussão da Educação Especial dentro dos espaços das escolas regulares.
A necessidade de formação dos professores para atender a essa diversidade escolar é urgente, pois precisam de espaços de formação, de reflexão e de construção de novas práticas pedagógicas.
O Instituto de Ensino e Pesquisa da APAE DE SÃO PAULO, em suas práticas educacionais propõe que a perspectiva da inclusão seja discutida como um conceito a ser apropriado por todos os profissionais das unidades escolares, o que requer novas lógicas de análise de processos, gestão de novas atitudes, hábitos que se concretizam no cotidiano das pessoas com Deficiência Intelectual. 

 
Coordenação Técnica:
Laura Maria de Figueiredo Ferreira Guilhoto, médica graduada pela Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), neurologista com residência médica pelo Hospital das Clínicas da FMUSP, Fellowship no Rush Presbyterian St. Luke's Medical Center em Chicago (1993,1994), mestre e doutora em Medicina (área de concentração Neurologia) pela FMUSP, pós-doutoramento na Harvard University (2010), médica da Universidade de São Paulo e orientadora do Programa de Pós-Graduação da Disciplina de Neurociências do Departamento de Neurologia e Neurocirurgia da Escola Paulista de Medicina da Unifesp; licenciada em Pedagogia pela Faculdade de Educação da USP; consultora técnica do Instituto de Ensino e Pesquisa APAE DE SÃO PAULO.​

 
Objetivo geral
Capacitar profissionais das áreas da saúde e educação sobre novos paradigmas na DI abordando aspectos biopsicossociais e neuropsiquiátricos com ênfase na proposta da educação inclusiva determinada pela UNESCO e referendada pelo governo brasileiro. 

 
Objetivos Específicos
• Proporcionar conhecimentos técnicos e metodológicos sobre DI e suas interfaces biopsicossociais, envolvendo aspectos neuropsiquiátricos e pedagógicos;
• Desenvolver atitudes e habilidades dos profissionais da saúde e educação que interagem com pessoas com DI;
• Contribuir com aprendizagem e o desenvolvimento dos alunos com DI no processo de inclusão escolar, fortalecimento de sua autonomia e empoderamento assim como de suas famílias, visando transição mais adequada para a vida adulta.

 
Público-alvo
Médicos, psicólogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, pedagogos, psicopedagogos, assistentes sociais, e demais profissionais que trabalham na área da saúde e educação e interessados no tema, diplomados em cursos superiores reconhecidos pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC). 

 

Rua Loefgren, 2109
Vila Clementino
São Paulo, SP - Brasil
CEP 04040-033

+55 11 5080 7000

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