Logon

25 de outubro de 2018

 

Catalyst for Inclusive Education (Catalisador para a Educação Inclusiva), Educação Inclusiva, Américas

Organizado pelo Ministério Nacional de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia da Argentina, com a UNICEF em 22 de outubro, em Buenos Aires.

O objetivo deste encontro foi promover a educação inclusiva e fortalecer as políticas e práticas para a educação inclusiva no país. Professores, diretores e supervisores, administradores e outros membros do sistema educacional de todo o país participaram da conferência.

Diane Richler, presidente do Catalyst for Inclusive Education e representantes de nossa organização membro na Argentina, Juan Cobeñas e Elena Dal Bó, foram convidados a compartilhar suas experiências e seus conhecimentos.

Diane Richler participou através de videoconferência: abordou os desafios enfrentados para implementar as principais mudanças necessárias para criar um novo sistema de ensino e forneceu muitas ideias e argumentos inspiradores que prepararam o terreno para outras reflexões sobre a mudança para novas crenças e valores necessários para construir um sistema de educação inclusivo.

Juan Cobeñas, da Asociación Azul, apresentou suas experiências como um estudante com deficiências excluído da educação especial no início dos anos 90, que poderia ser aceito na escola regular depois de receber educação em casa. Ele enfatizou a importância de ter suportes adequados. Ele também mencionou a importância das crenças dos professores, assim como as profundas convicções sobre os direitos dos aluno e como são percebidas por eles, tornando-se a melhor estratégia para a construção de uma experiência de sucesso.

Elena Dal Bó, da Asociación Azul e representante das Américas no Conselho Internacional de Inclusão, falou sobre as experiências das famílias. Ela destacou a importância de construir organizações fortes de pessoas com deficiência e famílias que defendam a inclusão, bem conectadas com redes nacionais, regionais e internacionais. Ela se referiu à experiência na Argentina, onde essas organizações são ouvidas pelas autoridades e convidadas a participar da elaboração de regulamentos e outros documentos.

 

O Catalyst for Inclusive Education é uma iniciativa da Inclusion International que vincula membros de vários países, regiões e de todo o mundo a parceiros técnicos e outros. O programa ajuda os projetos e as iniciativas de educação inclusiva de nossos membros a se basearem em esforços maiores de reforma educacional.

Os membros da Inclusion International podem se juntar à Catalyst aqui.

Rua Loefgren, 2109
Vila Clementino
São Paulo, SP - Brasil
CEP 04040-033

+55 11 5080 7000

Feito com pela Mult-Connect