Logon

​31 de outubro de 2018

 

Capacidade Legal, Américas

Os países latino-americanos enfrentam o grande desafio de transformar a tomada de decisão das pessoas com deficiência, reconhecendo sua capacidade jurídica.

Este foi o tema do Seminário Internacional de Capacidade Legal e Tomada de Decisão Apoiada. O evento aconteceu nos dias 20 e 21 de setembro, em São Paulo, Brasil e foi organizado pelo membro da Inclusion International na APAES Brasil, o Instituto e o Centro de Tecnologia e Inovação e apoiado pela Inclusion International.

Especialistas de todas as partes da América participaram e apresentaram suas recomendações para a implementação de uma nova perspectiva sobre a capacidade legal e apoiaram a tomada de decisão, dirigida a famílias e organizações que trabalham com pessoas com deficiência, órgãos governamentais e acadêmicos.

Os discursos abordaram as estratégias e melhores práticas que foram fortalecidas em experiências recentes e foram apresentadas por Amita Dhanda (Índia), Tina Minkowitz (EUA), Andrea Parra (Colômbia), Carlos Ríos (México) e Michael Bach (EUA).

Mónica Cortés, da Asdown Colômbia, membro da Inclusion International, compartilhou os avanços na implementação de um projeto piloto para a construção de sistemas de apoio à tomada de decisões e à vida comunitária. Este projeto foi desenvolvido por 4 anos na Colômbia, em aliança com o PAIIS (Programa de Ação para a Igualdade e Inclusão Social da Universidade dos Andes) e o Nodo Comunitário de Saúde Mental, com o apoio da Open Society Foundation.

A participação da Asdown Colômbia neste evento também proporcionou uma oportunidade para uma visita à sede de nossos membros na APAES Brasil para trocar conhecimento sobre o trabalho com famílias e autodefensores, seus treinamentos e exercícios de participação em diferentes cenários nacionais e internacionais.

Rua Loefgren, 2109
Vila Clementino
São Paulo, SP - Brasil
CEP 04040-033

+55 11 5080 7000

Feito com pela Mult-Connect